Teoria da Informação e Codificação


Ementa:

Medidas da Informação. Fontes Discretas sem Memória (DMS). Extensões de uma DMS. Entropia Relativa e Informação Mútua. Problema Clássico de Compactação. Códigos de Compactação. Modelos de compressão sem perda. Codificação de Huffman. Codificação Aritmética. Compressão utilizando técnicas de dicionário. Códigos para Translação de Dados. Códigos para Transmissão de Dados. Codificando para transmissão confiável. Código de blocos lineares; códigos cíclicos; códigos BCH; códigos convolucionais. Modulação codificada em treliça.

Plano Ensino

Material

Lista de Exercícios I,
Lista de Exercícios II,
Lista de Exercícios III.

Metodologia de Avaliação

A avaliação á composta por três notas, cada nota á formada por listas de exercícios (E), seminário ou relatório de experimento (S) e prova (P). As notas são calculadas da seguinte forma

N_X = 0,3*E_X + 0,2*S_X + 0,5*P_X.

A média da disciplina á dada por

M = (N_1 + N_2 + N_3)/3.

As listas de exercícios e os seminários ou relatórios devem ser entregues na data marcada, com penalidade de dois pontos no item pelo atraso na entrega, com permissão máxima de UM dia de atraso.

As provas tem cinco questões e serão aplicadas à distância, no Moodle do Instituto. Sua duração será de três horas, sendo inadiável o prazo para o envio de respostas e para upload dos arquivos de solução.

O aluno tem direito à reposição de uma prova. Isso não se aplica às listas de exercícios e seminários, em que não há reposição.

O aluno deve ter no mínimo 75% de frequência, caso contrário está reprovado.

Exceções a estas regras somente são analisadas em caso de apresentação de justificativa com documentação oficial conforme as normas didáticas do ensino superior do IFPB.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *