Sistemas de Comunicações


Ementa:

Fundamentos e visão geral; Unidades de Medida em Telecomunicações; Filtros analógicos; Modulação de onda contínua; Modulação de pulso; Transmissão em banda base; Transmissão digital; Multiplexação e Transmissão de sinais; Arquitetura de sistemas de comunicação fixos, comutados, ópticos, sem fio, móveis e de alta velocidade.

Plano de Ensino

Material

Tutorial_GRC_1

Slides I
Slides II
Slides III
Apostila de Filtros Passivos
TCC sobre implementação de Filtros Passivos e Ativos
Lista de Exercícios I
Lista de Exercícios II
Lista de Exercícios III

Exemplos no Youtube

Transformadas — Exemplo 1
Transformadas — Exemplo 2
Transformadas — Exemplo 3
Transformadas — Exemplo 4
Transformadas — Exemplo 5

Processos Aleatórios — Exemplo I
Processos Aleatórios — Exemplo II

Convolução — Exemplo I
Convolução — Exemplo II

Datas

 

Metodologia de Avaliação

A avaliação é composta por três notas, cada nota é formada por listas de exercícios (E), seminário ou relatório de experimento (S) e prova (P). As notas são calculadas da seguinte forma

N_X = 0,3*E_X + 0,2*S_X + 0,5*P_X.

A média da disciplina é dada por

M = (N_1 + N_2 + N_3)/3.

As listas de exercícios e os seminários ou relatórios devem ser entregues na data marcada, com penalidade de dois pontos no item pelo atraso na entrega, com permissão máxima de UM dia de atraso.

As provas tem cinco questões e são aplicadas à distância, via Moodle, fora do horário de aula. Sua duração é de três horas, sendo inadiável o prazo para o envio de respostas e para upload dos arquivos de solução. Normalmente o horário para início da prova pode ser escolhido pelo aluno em um intervalo de três dias.

O aluno tem direito à reposição de uma prova. Isso não se aplica às listas de exercícios e seminários, em que não há reposição.

O aluno deve ter no mínimo 75% de frequência, caso contrário está reprovado por falta.

Exceções a estas regras somente são analisadas em caso de apresentação de justificativa com documentação oficial conforme as normas didáticas do ensino superior do IFPB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *