Comunicações Sem Fio


Ementa

Modelos de propagação no espaço livre e em terreno plano. Parâmetros de canais com múltiplos percursos. Tipos de desvanecimento. Distribuições Rice e Rayleigh. Delay Spread. Efeito Doppler. Desempenho das modulações digitais em canais sem fio. Equalização. Diversidade na recepção. Multiplexação por divisão em frequências ortogonais.

Plano de Ensino

Material

Faixas de Frequências
Lista de Exercícios I,
Lista de Exercícios II,

 

Metodologia de Avaliação

A avaliação á composta por duas notas, cada nota á formada por listas de exercícios (E), seminário ou relatório de experimento (S) e prova (P). As notas são calculadas da seguinte forma

N_X = 0,3*E_X + 0,2*S_X + 0,5*P_X.

A média da disciplina á dada por

M = (N_1 + N_2)/2.

As listas de exercícios e os seminários ou relatórios devem ser entregues na data marcada, com penalidade de dois pontos no item pelo atraso na entrega, com permissão máxima de UM dia de atraso.

As provas tem cinco questões e serão aplicadas à distância, no Moodle do Instituto. Sua duração será de três horas, sendo inadiável o prazo para o envio de respostas e para upload dos arquivos de solução.

O aluno tem direito à reposição de uma prova. Isso não se aplica às listas de exercícios e seminários, em que não há reposição.

O aluno deve ter no mínimo 75% de frequência, caso contrário está reprovado por faltas.

Exceções a estas regras somente são analisadas em caso de apresentação de justificativa com documentação oficial conforme as normas didáticas do ensino superior do IFPB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *