Instrumentação Eletro-Eletrônica


Ementa:

Noções básicas de instrumentos de medição e análise: multímetros, osciloscópios analógicos e digitais, analisadores lógicos digitais, fontes e geradores de funções. Métodos de medição e instrumentos de medição: a medição e o erro de medição. Padrões de medição e calibração de instrumentos. Métodos de medida e instrumentação. Medida de grandezas elétricas: caracterização de sinais e princípios gerais de detecção. Instrumentação analógica e digital. Transdutores. Cadeia de medição. Equipotencialização e compatibilidade eletromagnética.

Plano de Ensino

Material

 

Datas

Metodologia de Avaliação

A avaliação é composta por três notas, cada nota é formada por listas de exercícios (E), relatório de experimento ou seminários (S) e prova (P). As notas são calculadas da seguinte forma

N_X = 0,3*E_X + 0,2*S_X + 0,5*P_X.

A média da disciplina é dada por

M = (N_1 + N_2 + N_3)/3.

As listas de exercícios e os seminários ou relatórios devem ser entregues na data marcada, com penalidade de dois pontos no item pelo atraso na entrega, com permissão máxima de UM dia de atraso.

As provas tem cinco questões e são aplicadas à distância, via Schoology, fora do horário de aula. Sua duração é de três horas, sendo inadiável o prazo para o envio de respostas e para upload dos arquivos de solução. Normalmente o horário para início da prova pode ser escolhido pelo aluno em um intervalo de três dias.

O aluno tem direito à reposição de uma prova. Isso não se aplica às listas de exercícios, seminários e relatórios, em que não há reposição.

O aluno deve ter no mínimo 75% de frequência, caso contrário está reprovado.

Exceções a estas regras somente são analisadas em caso de apresentação de justificativa com documentação oficial conforme as normas didáticas do ensino superior do IFPB.